top of page

ESG no Aymara Lodge - Tesouro verde o que é e como funciona


Confira o que é o Selo do Tesouro Verde, como obtê-lo e como impacta diretamente no ESG


O Aymara Lodge é um dos pioneiros no movimento para a conquista do Selo Tesouro Verde, que investe diretamente na preservação de florestas nativas.

Com o Tesouro Verde é possível evidenciar aos nossos clientes que conseguimos gerar renda, qualificar mão de obra e ainda, acima de tudo, preservar a natureza - já que cada hóspede, também contribui na preservação de floresta.

Mas, o que é o Selo do Tesouro Verde?


O que é Tesouro Verde


O Selo Tesouro Verde é uma certificação do Programa Tesouro Verde, de Ativos Ambientais digitais que está alinhado ao Acordo de Paris e à Agenda 2030 da ONU.

O objetivo é buscar criar uma rede colaborativa de iniciativa pública e privada, que estimule e recupere a utilização de recursos naturais por meio da emissão de ativos ambientais.

Resumindo, monetiza os bens ambientais intangíveis, e retorna o investimento financeiro para garantir a conservação das florestas nativas e de sua biodiversidade.

Assim, o impacto social de cada empresa é calculado de acordo com a sua “pegada ecológica” + um indicador de sustentabilidade ambiental, que permite avaliar em que medida o impacto ultrapassa o limite.


Com isso, informações como consumo de energia elétrica, água, combustível, entre outras, são utilizadas para o cálculo dessa cota de compensação socioambiental, e a partir dela é possível determinar o impacto a ser compensado.


A plataforma Tesouro Verde, lançada pela Secretaria da Fazenda, está disponível nos órgãos da administração de governos e municípios que implementaram a lei.

O Tesouro Verde também é uma Govtech, ou seja, sistema digital que auxilia estratégias de políticas públicas de sustentabilidade e combate a mudanças climáticas.


Como foi possível conseguir isso?


O Selo Tesouro Verde pode ser adquirido pelo site onde está disponível o cálculo que registra o valor do Crédito Florestal permitido para compensação ou impacto ambiental.



Assim, os mercados de títulos de uso dos recursos verdes, sociais e de sustentabilidade (ESG) pavimentaram o caminho para o mercado financeiro vinculado à sustentabilidade mais amplo, que deve estender seus tentáculos a todos os negócios do mundo nas próximas duas décadas.

Combinados, deve transformar os mercados financeiros mundiais em um que esteja permanente e inextricavelmente vinculado às prioridades de ESG.


Como você deve saber, as finanças ESG deverão se tornar o “novo normal” no futuro. Assim, “ESG”, é o negócio “verde”, ou “sustentável” ou “social”, termo que é subsumido na bandeira de business que tem licença para operar, projetado para estimular a quarta revolução industrial e a transição verde, criando um novo mundo que será dificilmente reconhecível até 2050.


ESG e o “novo normal”


Mesmo antes da pandemia, a ONU estimava que o cumprimento dos 17 objetivos de Desenvolvimento de Sustentabilidade exigiria investimentos globais de 5 trilhões para 7 trilhões de dólares por ano até 2030 - uma enorme lacuna de financiamento que requer mais empenho dos setores público e privado.

Porém, grande parte desse investimento se concentrou em mercados emergentes de média e alta renda, condenando ainda mais as economias de baixa renda, mas hoje espera-se que isso mude.


Com o Programa Tesouro Verde, essa estratégia torna-se um instrumento econômico que monetiza os bens ambientais intangíveis (florestas nativas preservadas), tudo através de uma plataforma digital.

Além disso, o Tesouro Verde pertence a uma política pública, criada pela Secretaria da Fazenda, regulamentada pela Lei no 19.763. Portanto, como política de Estado, é uma ferramenta que busca incorporar um maior engajamento tanto na iniciativa privada quanto no trabalho de proteção ao meio ambiente, pela conscientização da sociedade.

Assim, bens proporcionados pela conservação nativa se convertem em recursos financeiros para financiamento do desenvolvimento local.


O Aymara Lodge, ao implementar o Selo Tesouro Verde, também garantiu a marca da empresa Brasil Mata Verde (BMV), que segundo a economista Maria Tereza Umbelino, até o ano passado, a adesão ao selo cresceu 678%, destacando que o Brasil ainda precisa melhorar a comercialização de produtos e serviços ecossistêmicos.

Com o selo, é possível identificar a quantidade de unidades de conservação adquiridas e informar como elas foram produzidas, além da quantidade de floresta nativa preservada.

Com isto, a preservação florestal, dentro do modelo BMV, acaba sendo como um ciclo completo de desenvolvimento sustentável, protegendo e gerando novas riquezas, além de fomentar comunidades rurais e de bases sustentáveis em suas cadeias produtivas.

Dentro da escala do ESG, podemos citar:


Ambiental

Na garantia de alimentos, água potável, recursos genéticos medicinais, regulação de carbono, qualidade do ar, regulação climática, garantia de espaços de pesquisa e educação, habitat para as espécies, desenvolvimento das cadeias produtivas regionais, etc.


Social

No incremento da geração de renda e empregos, redução da desigualdade entre os padrões de vida, atendimento às necessidades materiais e imateriais, etc.


Econômico

Em novos modelos de negócio, gestão de recursos de forma eficiente, maior fluxo de investimentos e alocação de recursos direcionados ao desenvolvimento regional.

Com isto, dentro do Programa Tesouro Verde e Brasil Mata Viva, o Aymara Lodge se coloca como um agente impactante e que cumpre seu papel junto às boas práticas de ESG, totalmente alinhado com as apostas para o desenvolvimento sustentável e sua pegada ecológica.


Por aqui, nós buscamos desenvolver toda forma de redução do impacto das atividades turísticas e criamos formas de traz


er de volta a vida para o meio ambiente, e também para a comunidade local e regional.


No Aymara Lodge você consegue testemunhar diferentes formas de como estamos praticando essa filosofia em nosso dia a dia e o Selo Tesouro Verde, certamente representa a maior contribuição nessa cadeia.


Ao se hospedar conosco, você também estará escolhendo uma forma mais consciente e responsável de fazer turismo.


Não se esqueça de se inscrever e acompanhar as nossas redes sociais!











27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page