top of page

BLOG AYMARA: QUEM SOMOS NÓS, E COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

Atualizado: 24 de dez. de 2021

O Aymara Lodge surgiu da concretização de um sonho do casal Lisa Canavarros e Giuliano Bernardon.


Quando se conheceram Giuliano era um guia que viajava por boa parte do Brasil em expedições com fotógrafos e observadores de aves, e Lisa era uma advogada com especialização no exterior que acabava de retornar a Cuiabá, sua cidade natal, após anos estudando e trabalhando em São Paulo.


O tempo passou, nasceu o primeiro filho, e em 2011 nasceu a Birding Pantanal: uma agência especializada em viagens de observação de aves, fotografia da natureza e expedições a lugares remotos do Brasil – www.birdingpantanal.com. Em 2012 nasceu o primeiro livro de Giuliano, o guia fotográfico Aves do Pantanal, e tempos depois, com a chegada do segundo filho, decidiram levar sua parceria para além do matrimônio: Lisa tornou-se sócia e passou a gerenciar as operações da agência.


O casal sempre teve uma preocupação especial em oferecer aos clientes a melhor experiência possível, não só no contato com a natureza, mas em todas as etapas da viagem, como durante o transporte ou enquanto hospedados em um hotel de selva. As muitas viagens pelo Brasil ajudaram a aperfeiçoar esse trabalho, e com o passar dos anos foi crescendo o sonho de ter a própria pousada, movidos pelo amor à natureza, por viagens, e pela vontade de promover aos visitantes experiências únicas, marcantes, com um serviço de qualidade diferenciada.


Em minhas expedições com observadores de aves, fotógrafos de natureza e amantes da vida selvagem, havia uma pousada que era o meu lugar favorito no Pantanal, não pelo conforto ou serviços oferecidos, mas pelo lugar onde estava inserida, onde realmente vivíamos a sensação de imersão e contato com a natureza.” - comenta Giuliano.


Por obra do destino, descobriram um dia que esta pousada havia fechado e estava abandonada, engolida pela selva. Ali estava a oportunidade que esperavam, e esta pousada renasceu como o Aymara Lodge! Foram árduos meses de reforma, onde foram feitas muitas melhorias e mudanças para oferecer o conforto merecido aos futuros hóspedes: feita a manutenção geral, veio a reforma e decoração dos apartamentos, bar e restaurante, criação de novas trilhas, adaptação dos veículos de safari, e muito mais.

O próximo desafio era formar uma equipe que entendesse as propostas e ideias do casal: Lisa e Giuliano dão atenção aos detalhes e se complementam na administração da pousada: enquanto ele planejou as novas trilhas, os veículos de safari, e o treinamento dos guias, Lisa traz seu lado feminino na organização e administração da empresa, seja com o cardápio do restaurante ou dando atenção especial ao conforto e charme de todos os ambientes do lodge. Conseguiram montar um time dedicado, atencioso e sincero no atendimento aos hóspedes. Nasceu assim o “jeito Aymara” de atender: cordialidade e atenção aos detalhes, antecipando as necessidades dos hóspedes, para oferecer-lhes uma experiência autêntica e boas lembranças! Com tudo pronto, o Aymara Lodge recebeu seus primeiros hóspedes em Junho de 2019, conquistando desde o início um feedback extremamente positivo de seus hóspedes.


O ano seguinte viria a ser extremamente desafiador: primeiro a crise provocada pela pandemia, mas também pelos incêndios que assolaram parte do Pantanal. Com relação à primeira, rapidamente se adaptaram aos novos protocolos de segurança para continuar a atender os hóspedes que aqui encontravam paz e tranquilidade em um ambiente saudável, conseguindo assim manter toda a equipe empregada. Quando vieram as queimadas, Lisa e Giuliano colocaram toda a estrutura da pousada em apoio a bombeiros, brigadistas e voluntários que atuaram no combate e prevenção a incêndios na região. Graças a esse esforço a propriedade não foi atingida pelo fogo e serviu como refúgio para os animais selvagens da região, que lá encontram alimento, água e tranquilidade.

Esse cuidado do casal com a natureza levou o Aymara lodge a ser um dos pioneiros no movimento para a conquista do Selo Tesouro Verde, que investe diretamente na preservação de florestas amazônicas nativas, tão importantes para a regulação do clima e do regime de chuvas no Pantanal.


Apesar de tudo o que já realizaram, a lista de planos e sonhos para o lodge é extensa! Muitas melhorias e novidades continuarão acontecendo ao longo dos próximos anos. Os hóspedes que já retornaram ao Aymara depois de sua inauguração comentam que a cada estada encontram novidades e melhorias. A meta é continuar evoluindo, melhorando e investindo a cada ano que passa, seguindo o sonho do casal de oferecer sempre a melhor experiência possível.

Para nós, são os momentos mágicos na natureza que marcam as pessoas para sempre. Para que estas experiências sejam realmente mágicas, todos os detalhes são importantes. Sabemos que enquanto estivermos oferecendo o melhor, nossos clientes estarão felizes, e é a satisfação dos clientes o que nos move”.

Esperamos recebê-lo no Aymara Lodge!

Um Abraço,


Lisa Canavarros e Giuliano Bernardon


172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page