top of page

Um Pantanal: longas distâncias e experiências diferentes. Planejar é preciso.

Atualizado: 20 de abr. de 2023



O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas contínuas do mundo e se estende por três países: Brasil, Paraguai e Bolívia. Em termos geográficos, pode-se dividir o Pantanal em duas regiões principais: o Pantanal norte, com acesso pelo Estado de Mato Grosso e o Pantanal sul, com acesso pelo Estado do Mato Grosso do Sul. É uma nomenclatura que procuramos evitar, porque afinal, existe apenas um Pantanal, contudo em termos práticos facilita o entendimento quando falamos de logística.


Geografia


O Pantanal de Mato Grosso localiza-se na parte mais alta da bacia do rio Paraguai e abrange uma área de aproximadamente 70.000 km². Essa região é caracterizada por uma planície mais elevada, com uma maior presença de cerrados e áreas de transição para a floresta amazônica. O clima é mais quente e úmido, com uma estação chuvosa que dura de novembro a março.


Já o Pantanal sul fica localizado na parte mais baixa do Pantanal, também na bacia do rio Paraguai, e abrange uma área de aproximadamente 140.000 km². Essa região é caracterizada por uma planície mais baixa, com uma maior presença de campos e áreas de transição para a Mata Atlântica. O clima é mais temperado e com uma estação chuvosa que dura de novembro a março.


Biodiversidade


Pelas suas características e importância, essa área foi reconhecida pela UNESCO no ano 2000 como Reserva da Biosfera, por ser uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais da Terra.

Os rios Paraguai e o Cuiabá, bem como os seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, e também de outros animais, como os jacarés, as capivaras, ariranhas e tantas outras espécies de mamíferos e aves.


Acesso


Existem diferentes opções de acesso terrestre e aéreo para o Pantanal norte e sul.


No Pantanal norte, a principal cidade de entrada é Cuiabá, capital de Mato Grosso. Chegando de avião de qualquer lugar do País, a partir daqui é possível seguir viagem de carro ou de aeronaves menores até Poconé, Cáceres e Barão de Melgaço.


No caso do Pantanal sul, Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, recebe vôos de todas as regiões do Brasil. A partir de Campo Grande, é possível seguir viagem de carro para as diferentes regiões do Pantanal sul. Da mesma forma, existem diversas opções de vôos regionais e táxis aéreos que conectam as diferentes regiões do Pantanal com cidades próximas, como Bonito, Miranda e Aquidauana.


Apesar do Pantanal ser um só, estudos efetuados pela Embrapa Pantanal identificam 11 regiões distintas, cada uma com características próprias de solo, vegetação e clima: Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Paraguai, Paiaguás, Nhecolândia, Abobral, Aquidauana, Miranda, Nabileque e Porto Murtinho.



Sobre distâncias e tempos de acesso ao Aymara Lodge:




Saindo de Cuiabá: o Aymara Lodge está localizado a aproximadamente 130 km de distância do Aeroporto Internacional Marechal Rondon (CGB), em Cuiabá. O acesso é feito pela rodovia BR-070 até a cidade de Poconé, onde se inicia a Transpantaneira.

A partir do km 25 da Transpantaneira, são mais 3 km em estrada de terra até o lodge. O tempo de viagem varia entre 2h e 2h30, dependendo das condições da estrada.


Vale lembrar que as condições da estrada de terra na Transpantaneira podem variar bastante de acordo com a época do ano, principalmente durante o período de chuvas, entre dezembro e março. Por isso, é importante consultar as condições da estrada e as recomendações de empresas especializadas antes de planejar a viagem.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page